quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Zé Geraldo volta a cantar em Carnaubais


Carnaubais – Depois de seis anos sem cantar no Rio Grande do Norte, o cantor Zé Geraldo voltará com novo show - “O catadô de bromélias” - para celebrar os 46 anos de emancipação política do município. A programação foi lançada nesta semana, com início no próximo dia 10 – com outras atrações regionais – até o dia 18, quando se comemora o aniversário.
Anteriormente, estava previsto que a atração principal do evento seria o cantor paraibano Chico César, mas foi cancelado por incompatibilidade de agendas. Devido à ligação do prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante, “Luizinho”, com o movimento social, ele optou por convidar novamente o cantor mineiro Zé Geraldo, ídolo da geração dos anos 70.
Considerado o Bob Dylan brasileiro, Zé ficou conhecido por letras como “Cidadão, Senhorita e Milho aos pombos”. A ligação do artista com o terceiro setor e organizações não governamentais (ONGs) o faz ter vínculo com as administrações de esquerda.
A notícia de sua vinda movimenta não só a região, mas vários outros Estados do Nordeste, como Ceará e Paraíba, nos quais está concentrada parte de seu público. “Convidei Zé Geraldo pela ligação pessoal que tenho com suas músicas”, disse o prefeito. Essa será a terceira vez que Zé Geraldo cantará em Carnaubais, que tem na festa de emancipação o maior evento.

HISTÓRIA


Foi uma área verde com muitas carnaubeiras o local escolhido por Abel Alberto da Fonseca, que deu início as primeiras construções, tornando-se pioneiro na organização urbana da povoação que estava surgindo.
Antônio Pereira de Albuquerque é considerado o primeiro habitante da localidade. Através da participação de figuras dedicadas à comunidade, o povoado começou a se desenvolver, e entre elas destacaram-se o monsenhor Honório, primeiro vigário, a professora Adalgisa Emídia da Costa, a incentivadora cultural Celina Moura e Olavo Lacerda Montenegro, que lutou pela sua emancipação política.Em 18 de setembro de 1963, através da lei 2.927, Carnaubais desmembrou-se de Assú.
Após onze anos de sua emancipação política enfrentou sua mais terrível batalha: a luta contra a fúria das águas. Em 1974, uma enchente destruiu a cidade e a população ficou desabrigada. Apesar do sofrimento, o povo resistiu e, com a participação dos Governos Federal, Estadual e Municipal, a cidade foi reconstruída em outro local.

SAIBA MAIS
Quem é Zé Geraldo? - José Geraldo Juste, conhecido como “Zé Geraldo”, é mineiro, criado no município de Governador Valadares. Em 1978, participou do Primeiro Festival de Música da Ericsson no Brasil, tendo alcançado a vitória. Foi, então, contratado pela gravadora CBS, abandonando a carreira de executivo e abraçando a carreira artística.
Em seu álbum Terceiro Mundo, fez grande sucesso nacional com a música “Cidadão”. Suas canções como "Rio Doce" e "Milho aos Pombos" tornaram-se conhecidas após concorrerem nos festivais de música realizadas pela Rede Globo no início dos anos oitenta. Nessa década, devido ao fato de ser fiel ao seu estilo musical, abandonou as grandes gravadoras e tornou-se artista independente.
Em maio de 2008 foi lançado o mais recente trabalho, intitulado Catadô de Bromélias, o qual inclui uma versão em português da música "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, e uma nova parceria com o cantor e compositor Zeca Baleiro, "Na barra do seu vestido".
Matéria: Jotta Paiva

Nenhum comentário:

Marcadores

Etiquetas