sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estudantes fazem protesto e evitam que os ônibus sejam paralizados pelo descaso público

Em uma oportunidade anterior, publiquei nesse mesmo espaço que possivelmente os ônibus universitários sofreriam uma paralização por causa do atraso de três meses, por parte da prefeitura, no repasse da verba para a AENTS (Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior). Em reunião com a associação a Prefeita Gorete Pinto mencionou que o pagamento não teria sido feito por que os vereadores estariam empatando ao não aprovarem o orçamento que seria repassado.
Exatamente por isso que nós, da classe estudantil, fomos até onde provavelmente estaria o problema e em forma de protesto comparecemos na Câmara dos Vereadores de Apodi, hoje dia 23 de setembro, para escutarmos o que eles poderiam nos explicar, falar o porquê o dinheiro que deveria ser repassado para a associação não estava chegando ao seu destino.
Os Vereadores, que já estavam sabendo da nossa participar na sessão, se armaram de argumentos e de provas materiais para nos explicar a real situação em que nós nos encontramos, assim desbancando que a culpa do atraso seria deles, como foi dito pelo Poder Executivo.
Na verdade desde o dia 05 (cinco) de maio já foi passado e aprovado um projeto de lei complementar de número 002/2010, na Câmara dos Vereadores, o qual faz menção a uma obrigação legal do Município, a partir da mesma data de aprovação, de “ajuda de custo” que “corresponderá ao valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais)” aos ônibus universitários, ou seja, o que os vereadores tinham em mãos para fazer eles fizeram ao aprovar essa lei complementar, a qual foi, além de aprovada na casa do povo, sancionada pela Prefeita.
Os representantes do povo falaram que não aprovaram vários dos pedidos para a deliberação do orçamento que a casa do executivo os mandou por que estavam chegando de forma solta e assim esses retornavam para a sua ‘casa’ de origem para serem especificados.
Após a sessão todos os estudantes desceram pelas ruas de Apodi em forma de mutirão até chegarem a Prefeitura, onde sentaram e conversaram com o Chefe de Gabinete Klinger e após mais de uma hora de conversa e pressão ele resolve cumprir em parte com sua responsabilidade. Hoje sai uma parte do dinheiro e a outra que ficará em débito está prevista para sair entre o dia 10 e 20 de outubro.
O que me deixa mais triste com tudo isso é que ainda tiveram certo vereadores e chefes de gabinetes, os quais não irei citar nomes por ética, que achavam que iriam receber vândalos, e pediram para alguns alunos e motoristas que pedissem aos alunos para se conterem. Nós, caros representantes do povo, fazemos parte de uma massa pensante e não de vândalos que resolvem suas indiferenças ou brigas quebrando mesas, achamos melhor usar nossa maior arma que é a voz. Podem ter a certeza de que essa nunca falha, e que a única coisa que estamos pedindo aos mesmos é que nos deem o direito ao acesso a educação para que não sejamos confundidos com vocês em nossas idéias e atitudes.

Nenhum comentário:

Marcadores

Etiquetas