segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O mundo de antigamente - Parte I

 

Antigamente, quando eu era criança, chamávamos prótese dentária de dentadura...chapa...era o nome comum. Hoje, nos idos do século XXI, é extrema falta de educação dizer que alguém usa dentadura. Quiçá chapa!

Antigamente, chamar alguém pela cor da pele, era tão comum, quanto chamar um paraibano de Paraíba. Perto da casa da minha avó, havia uma mulher conhecida por “D. Preta Sabá”. Falar com os mais velhos, sem usar a expressão Dona, Senhora, Seu...Senhor, era uma falta de educação terrível!

D. Preta Sabá era negra, e se chamava Sebastiana. Quando lhe perguntavam o nome, ela respondia com orgulho: Dona Preta Sabá!

Não havia racismo nisso. Racismo era humilhar alguém por causa da sua cor.

A maior parte dos amigos de infância do meu pai, o conhecem por “Japonês”. O racismo é invenção do século XXI.

Se alguém não ouvia bem, dizia-se que era surdo...môco...e a vida seguia seu rumo. Nos dias de hoje, chamar alguém de surdo é tão ofensivo, quanto dizer que o Zico é vascaíno!

Hoje dá cadeia chamar alguém de “surdo banguela”!

Banguela...era tão carinhoso chamar alguém de banguelinha...coisa que somente os mais chegados diziam. Hoje virou ofensa.

Fazer “feira” era em armazém: era tão gostoso encostar no balcão de madeira, olhar as carnes penduradas por ganchos, o café torrado na hora...ali nas vistas do freguês!

Ê saudade em que éramos todos fregueses! Você chegava na mercearia, trocava um papo furado com Seu Manoel ( pronunciávamos SeoManéu), enchia a sacola, anotava no caderninho, e seguia pra casa...não haviam os clientes, com suas impessoalidades e classificações. Éramos gente, não números. Hoje quando chego ao supermercado, me perguntam o número do meu cartão, se é gold, platinum ou nacional. Deixei de ter nome. Deixei de ser gente. Passei a ser cliente. Ê saudade da mercearia da esquina....

O mundo mudou, e eu não gostei da maioria das mudanças...


****
Num sou muito antigo não, mas também sinto saudades de algumas coisas de tempos atrás, como por exemplo: As festas da ACDA, Jaspion, as "brutalidades" de Vicente Maia (In memorian)  e a Cachaça Malhada Vermelha...rsrsrsrsrs. Ôh tempo bom que não volta mais...

3 comentários:

Péricles disse...

Eu que o diga tbm!! KKK me indentifico muito com essa porcaria... sinto muita saudade de tudo tbm e eu que sempre vivi aqui tudo de perto no centro! Me entristesse muito ver a ACDA do geito que está, sinto saudade do Atari e do Mega Drive de segundo da casa da revista onde eu jogava e comprava figurinhas, dos campeonatos de jogo de botão que tinha na minha rua Marechal Floriano, do grande Cine Odeon que ainda vi filmes dos trapalhões, peças e o unico filme feito por nós em nossa terra kkk " A morte", dos desfiles de 7 de setembro, jern´s em Pau dos Ferros,das viagens que eu fazia de caminhão com meu pai, dos banhos de lagoa que eu tomava no final da minha rua e que demorava pra chegar em casa pra dar tempo de secar o short pra minha mãe não saber que eu tinha ido tomar banho lá! Da minha época de escoteiro que nunca vou esquecer, da minha patrulha,do meu uniforme enfim de tudo!!sem contar com a tv!! quanta coisa dava pra se curti diferente de hoje :/ Quem não se lembra da Tv Manchete que passava jaspion,General Giban,Ninja Giráia e outros super heróis japoneses que eram fodaaaa de bom!! putz restam só os dvd´s inda bem!! Sem falar nos seriados que dispensam comentarios!! Ahh vamo fazer uma campanha volta chapolin pelo amor de deus!!! Kd a Punk a levada da breca, o Chapolin colorado, Barrados no baile, Alf o Etmoso e pq não Carrossel?? cade os desenhos???? Kd He-man,Thunder Cats, bom Caverna do Dragão inda passa, mas kd os da Warner´s, universal, enfim!! justiça seja feita a Record. Globo e Bandeirantes que ainda passam Pica-pau, Popeye, Caverna do gragão e família dinossauro!! Más cartão vermelho principalmente para o SBT!! Q Q isso!!! deixar de fora Chapolin e Chaves!! Nam!!fodsss... vlw jumentadaa!

Anônimo disse...

esse radio era de adolf ritler ele deu a luiz de manoel de elizio na segunda guerra mundial

Anônimo disse...

E tem mais veio na passarola de padre gusmão, antes mesmo do 14 bis. kkkkkkkk

Marcadores

Etiquetas